domingo, 13 de fevereiro de 2005

Amantes

Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.

Dúvida

Nada é mais perigoso
que a certeza de ter Razão.
É preciso idolatrar a dúvida.
Esse é um protesto a quem teve razão sempre.
É o reconhecimento público número 1 que nunca vi um idiota hesitar!
"Poeta, meu poeta vagabundo
quem dera todo mundo fosse assim feito você
que a vida não gosta de esperar
a vida é pra valer
a vida é pra levar,
Vinicius, velho, saravá"

Samba Para Vinicius (Toquinho e Chico Buarque)

F.stop

Ciça e plantações de trigo milho soja e demais,
Minha vida é simples, assim como meus gotos,
e minhas instruçõoes de foto.

Não vou chamá-las de aula por que não tenho a competência
nema ousadia de professor me considerar
Professor instrui e forma
eu só passo informações que acumulei.

Sinto a despedida ter sido por carta, preferiria eu,
como sempre, um bom papo, sincero e aberto.
Como eu.

Ó de novo - não requer prática tão pouco habilidade,
só olho olho de ver e enxergar o concreto e o abstrato
ao mesmo tempo agora
e colocar no papel
fotográfico.


Fácil: foto / grafia significa leitura pela Luz, grafia pela fotosenibilidade a raios (ondas) de luz.

Então a película (negativo) lê o que a lente aponta.

/PIN Hole é uma latinha com um furinho e um negativo dentro
Destampa a latinha e tampa de novo.
você fez uma foto.
É brincadeira de criança, mas mta criança não brincou disso.

A quantidade de luz no filme
é determinada pelo tamanho do buraquinho
da lata e pelo tempo que ela ficou destampada.

Mel na chupeta não?

Por isso falar em tamanho da abertura e tempo de exposição.
É assim - sempre foi e mesmo na era de celulares com 5MB ainda o é.
A arte imita a vida que ela interpreta.

fstop abertura, proporções, profundidade de campo, foco, plamnos focais, distancias focais e qualidade de exposição vêm depois de enquadramento, diagonais, terços, inversões, contra-luz, preenchimento e saturação de cores.

Continuo achando assim.

Hari Om!

sábado, 12 de fevereiro de 2005

Faísca e Fumaça

Mais agradável surpresa
a mim não caberia.
A musa inspiradora,
que tantos amores despertou
que legiões de apaixonados deixou
ali, exuberante ... bem na minha frente.

Espanto puro:
a obsessão bem na minha frente
a donzela de cervantes
pura e doce, linda e casta .. ali.

Ela, que no térreo do prédio novo,
pierrots abandonou
que no primeiro andar os números ignorou
e do segundo, os julgadores esnobou

ilusão viva na minha frente
desvairio, o pulso fora de controle
Acalentado o coração

E mais que por descrédito
que por audácia
chamei-lhe a atenção
e desde então,
outra coisa não
passa por esse coração

:O)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005

A Sorrir

A Sorrir...
Pretendo levar...
a ViDa!

à vela

O vazio do meu peito
o cais abandonado
à espera de um navio
Está agitado

Não pela imperita
nau estardalhoza mas
talvez pela imprevista
manobra de volta

A vela tesa
antes reta na maré
hoje seta coordenada
nesse marzão afora
Vagabundo

ontem uma rosa
que abandonada
torna ao cais
de certo acolhimento

Meu peito solta amarras
ao vento suave
perquerindo os porquês
desses nossos caminhos

e me lembro do teu perfume.
Mas que bobagem
no porto de outrora e do manhã
as rosas não falam.