quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

"A morte, a gente comemora.
No meu peito, cai a Roma,
que, caída embora,nenhum bárbaro doma.
As romas que assim tivemos

e os esplendores da pessoa,
a impropriedade dos termos,
a quem doer, doa."
Fodasso esse Leminski

Acaba um dia todo o amor?

De mim mesmo você nunca se esquecerá
Vai e vem sumo e reapareço
Mas nem um único dia você se esquece
De quem tanto te amou
Tudo o que pode te deu
E nada esperou

Da sinceridade e da pureza
de um homem que nunca te traiu
e de tudo sempre tanto e antes
com tamanho zêlo
te mostra a felicidade

Mas isso são só valores
Que não compram
O pão de todo dia
que tanto almeja

Sempre leve e suave
como a vida deve ser,
Embora escolheste outro caminho
Vendo claramente
e tendo claro na mente
quem mente.
Lamente.

Talvez duro,
sem grana e sem saber o que fazer
E ainda provavelmente assim
mas, mesmo assim
Com todo amor desse mundo
Fui e serei.

Tanto que no:"não dá mais"
deixei e livrei você da culpa
que já era grande,
e aliviei pro teu lado.

Certo que quiquei uma semana
Voltei pra Floripa,
Onde, de repente, reapareceu o amor
E fui ingênuo na sensibilidade
E minha oportunidade - eu a perdi.

Sobrou um Peixe da Praia em comum
que um dia foi uma cama
com vista pras estrelas
sobre a praia
e nosso peixe

Assim como em você
mais que de repente
Tudo se esclareceu
Ou não

Tudo bem o amor que te dei é seu
Fizeste o que quis com ele
De onde veio tem muito mais
Té mais

Desejo primeiro que você ame,
E que, amando, também seja amado.
E que, se não for, seja breve em esquecer.
E que, esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim.
Mas, se for, saiba ser sem desesperar.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2005

EnTendendo a ViDa

Viver ultrapassa qualquer entendimento...

O doce sorriso de uma criança
a emoção do primeiro beijo
a palavra na hora certa

A dor
o dissabor
a traição
e a desigualdade

O sincero elogio
da namorada,
do amigo,
do chefe,
do seu filho.

A satisfação
por terminar
por ser competente
por acreditar e dar certo
por ter feito dar certo
nem que por uma simples ajuda

A idéia genial,
a solução do problema
compartilhar do choro
entender o sofrimento
sorrir de coração

O repouso merecido
sozinho ou juntinho
aqui ou lá
A consciência de ser.

Do ser que é
do não entendido
e do conhecido

Dos rótulos que colocamos
No palmito
no que não entendemos
no que pré conceituamos
nossa ignorância

O adeus às armas
ao povo
à amada
ao cacaso

O fim da tristeza
da melancolia
da desistência

O início de uma vida
o nascimento do filho
a nova casa
a nova cidade
os novos amores

As idas e vindas
O adeus e o reencontro
O retorno e a novidade

É assim.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

Desiderata

Caminha calmo entre o ruído e a pressa
e pensa na paz que podes encontrar no silêncio.

Na medida do possível,sem render-te
mantém boas relações com todas as pessoas.

Diz tua verdade de modo tranquilo e claro,e escuta aos demais,inclusive ao teimoso e ao ignorante,pois eles têm também sua própria história.

Evita as pessoas barulhentas e agressivas,pois são um desgaste para o espírito.
Se te comparares aos outros,podes te tornar vaidoso e amaragurado,pois sempre haverá pessoas maiores e menores que tu.

Desfruta de teus êxitos assim como de teus planos.

Mantém o interesse em tua profissão,por mais humilde que seja.
Ela é um verdadeiro tesouro no fortuito mudar dos tempos.

Sê cauteloso em teus negócios, pois o mundo está cheio de ingênuos.
Mas não deixe que isto te torne cego para a virtude que existe.

Há muitas pessoas que se esforçam para alcançar nobres ideais.
Em todo lugar a vida está cheia de heroísmo.

Sê sincero contigo mesmo,
Especialmente não finjas afeto.

Tão pouco sejas único no amor
Pois no meio das asperezas e desenganos,
O amor é perene como a relva.

Acata docilmente o conselho dos anos,
Abandonando com altivez as coisas da juventude.

Cultiva a força de espírito,para que te proteja nas adversidades repentinas.
Muitos temores nascem da fadiga e da solidão.

Sobre uma sã disciplina sê benigno contigo mesmo.Tu és uma criatura do universo,não menos que as plantas e as estrelas,
tens o direito de existir e,
ainda que te pareças certo ou não,
indubitavelmente o Universo se desenvolve como deveria.

Por isso mantém a Paz com Deus,
O Grande Mistério,
qualquer que seja a tua idéia Dele.

Qualquer que seja teu ofício,
teus trabalhos ou tuas aspirações,
conserva, na inquieta confusão da vida,a paz com tua alma.


Retirado de um texto
escrito numa parede
numa pousada
na praia do Espelho
no 5º dia da caminhada do descobrimento
Cumuruxatiba-Quadrado
Falta metade do texto original -
Gaúcho e Sra., Paolita, Vivi, Mari, Bel...
se alguém tiver por favor me manda...
Minha capa de mochila, calos,
e filtros polarizadores tb
:O)

Da dor

Em resposta a sua exclamação e interrogação de como aguentar tamanha dor, ouso publicar com seu aval, parte de minha reposta de antiga correspondência. Não com a intenção de remexer nossas dores e fantasmas, mas de clarear e dividir o conforto que quiçá tivéramos com amigos e grandes parceiros de caminhada:Pé, Axé, Vini, Déinha e Cris, e a quem por tanto sofrimento passa como passamos:

"Não sei Chico, o que posso dizer é de mim, minha história é assim:

Uma vez perdi uma namorada e achei que isso era dor demais,
depois, mas não no tempo, perdi um ano no colégio, um na faculdade, uma outra namorada,
Meu pai, a mulher da minha vida, o emprego, a minha carreira
Se tudo é relativo... relativa também é a idéia que faço da minha dor e da minha felicidade...

Às vezes, pra mim, a solidão é necessária, Chico.
Não aquela solidão que eu juro por Deus que eu não mereço,
mas aquela mais funda, mais dolorida, mais existencial.
Aquela dor que me pergunta de onde eu vim,
para onde eu vou, quem sou eu, o que vim fazer aqui?

Nessas horas minhas respostas ficam sem perguntas.
Meus amores ficam sem pessoas,
fica um sentimento gentil pelo mundo...despersonalizado

Quase que entendo que tudo passa...quase sei que depois melhora...
Quase admito a morte, o fim, a vitória na derrota, a dor e a doença...
outra face da paz, do amor e da alegria.

Mas Quase é muito perto do Nunca...
ambos tendem ao infinito...

Nunca mais posso abraçar meu pai...
não posso deitar no seu colo e perguntar como são as coisas...
Não consigo mais ouvir seus conselhos,
sua mão doce acariciando minha cabeça que dói de sempre bater...

E quase sempre me pego pensando...
quase passei num concurso....
quase casei....
Quase ganhei na loteria....

Mas acredito - e acreditar é o que me mantém,
que tudo é impermanente...vai e vem...
numa dança Universal, cósmica...
Dor e amor são dois lados da mesma moeda que fica girando no ar sem parar...

Dói...
dor de saudades...
dor de quem perdeu o filho
dor do braço amputado que belisca
dor do parto, ... da morte
dor de dente,
de gente que não mais está aqui...

Sufoca de um tanto que não dá nem pra pensar...
dói só de pensar
é isso ...
Dor é uma coisa que não sei ensinar como sofrê-la, nem sequer sei sofrê-la.
Dor é um em dois : um sentimento em dois tempos
a dor de agora que dói no arrancar ...
E a dor do depois, que dói sempre e tanto que a única coisa que se tem a fazer,
é aprender a conviver com ela.

Viver não é preciso,
Quisera ser um barco
Olhando pro céu
abrindo os braços ao vento
deixando cair a noite em minhas vela
o céu fica em festa toda noite
e de manhã vem o sol
rasgar e estapear minha cara
num bom dia irresistível de se viver

E que vivamos dia a dia
da melhor forma que conseguimos

E la nave va."

Ps:
Axé - tá td blz,
Só repassei em publicação
Para os poucos que lêem
Uma msg de amor

Beijo do Zé

E me orgulho de beijar
aqueles em que reconheço
qualidades
tais quais as reconheci
em meu pai

:O)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

Das coisas como são

Quem não compreende um olhar
tampouco compreenderá uma longa explicação;
Quiçá um sentimento.