quarta-feira, 27 de abril de 2005

Curisosidade filosófica II

Outrossim,
a ignorÂncia é a mais perfeita Metafísica
nada mais faz que mostrar
a falta de conhecimento das coisas.
c.q.d.
:O)

Curiosidade filosófica

Toda curiosidade filosófica é Natural ao Homem.

Filosoficamente entendo que o conhecimento advém da experiência, pois o conhecimento não experimentado não pode ser considerado como adquirido, apenas teorizado.

A experiência é uma condição necessária a uma inferência causal entre fatos, ou seja é uma conexão entre causas e efeitos constante.
Ex.: Se eu soltar uma maçã ela cairá no solo. Causa a queda a gravidade, mas qual a causa da gravidade?
Mas e se eu lançar um batumaré? O que acontecerá?

O raciocinio lógico se dá sempre através do efeito de uma causa, ligados por uma experiência, que quanto mais repetida, mais certeza dará da ocorrência daquele efeito. Eis o sintoma da causalidade.
Por ex.:Sei que ao beber água sascio minha sede pois quantas vezes antes a saciei bebendo água, repetindo um comportamento aprendido por repetição e experiência.

Por isso a metafísica apresenta-se-nos tão difícil: buscando as causas últimas (ou primeiras) de determinado efeito, impossível recorrer à experiência pois nunca as observamos. A metafísica encontra-se além da experiência, na arbitrariedade do raciocínio completo, das idéias.

Diferente da matemática - linguagem universal, excelente postuladora de uma linguagem simbólica que permite formular causa de uma lei da física, mas que não tem o condão de injetar valor de verdade vez que não ultrapassa a experiência.
Por ex. E = mc². Mas a fórmula fica sem conteúdo se não a experimentarmos. Antes do homem povoar o planeta Terra o Teorema de Pitágoras já era verdadeiro e demosntrado c.q.d. Depois que o Homem deixar a Terra ainda o será.

Todavia acredito ainda que podemos conhecer causas que estão além de nossa experiência e o fazemos sempre que inferimos algo.