sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Zaratrusta ou Zoroastro

Zaratustra ou Zoroastro, fundador da religião persa, foi um profeta ariano que por volta de 600 a.C. pregou a existência do Bem e do Mal como entidades distintas e totalmente antagônicas (até então a crença geral era de que o mesmo deus era capaz de uma coisa, como a outra).
É o autor dos Gäthäs, cinco hinos que formam a mais antiga e sagrada parte do Avesta, o livro santo do zoroastrismo. Nietzsche tomou conhecimento dele provavelmente por intermédio da obra de um erudito da época, inspirando-se então naquela fantástica personalidade./

O motivo de um ateu assumido como Nietzsche ter lançado mão de um carismático líder religioso do passado, fazendo-o veículo da sua mensagem, deve-se a que o pensador alemão racionalmente e intelectualmente deixara de ser cristão, mas psicologicamente e emocionalmente ainda seguiu tendo a mente de um crente.

Afinal, Nietzsche era filho de um pastor luterano. O que igualmente explica o tom de sermão da sua prosa, carregada de parábolas, simbolismos e imagens litúrgicas e locais sagrados, presentes na maioria dos capítulos do "Assim falou Zaratustra". A escolha também tratou-se de uma provocação, pois o Zaratustra ficcional dele retornou a cena exatamente para desfazer o que o real profeta ariano fizera há mais de dois mil e quinhentos anos passados, isto é, instituir a idéia do Bem e do Mal.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

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DePeChE ModE

I want somebody to share
Share the rest of my life
Share my innermost thoughts
Know my intimate details

Someone who'll stand by my side
And give me support
And in return
She'll get my support
She will listen to me
When I want to speak
About the world we live in
And life in general

Though my views may be wrong
They may even be perverted
She will hear me out
And won't easily be converted
To my way of thinking
In fact she'll often disagree
But at the end of it all
She will understand me
I want somebody who cares
For me passionately
With every thought and with every breath

Someone who'll help me see things
In a different light
All the things I detest
I will almost like
I don't want to be tied
To anyone's strings
I'm carefully tryingto steer clear
Of those things
But when I'm asleep
I want somebody
Who will put their arms around me
And kiss me tenderly
And things like this
Make me sickIn a case like this

I'll get away with it

Fidalgos comunistas

Caros fidalgos da 162,

Como prometido na toca do besouro, um dia chamado aparelho, descrevo a situação:

Mais uma vez a casa amarela foi tachada de vermelha.
Interessante razão a mim desconhecida, pois a pessoa que rotulou de comunista nossa publicação não é esquerdista muito menos bolchevista.

Nem tanto pela pré-disposição burguesa de berço d´ouro mais pelo reflexo ideológico social da monarquia paterna preponderantemente empresarial que reza o vil metal.

Mas coisa interessante assombra esse burrico que moureja à sombra: o rótulo comuna serve a quem hoje em dia? Quem come criancinhas?

Lula? Marx? Seu gerente do banco? Um doido de moto que cruza as américas e escreve um diário? um romântico de língua implacável e eloquência singular que só conheceu a dor?
Chapeuzinho de pintor? Chapuzinho vermelho?
Ou o Tio Patinhas e seus proletários netos ?

A mim? a ti? a teu pai?
Que encontra no ocre do fermentado vinho tinto a cor do alívio e da graça da vida?

Ah incautos colegas e grandes mestres da literatura, porque lemos pouco?
Porque você fica na sala de jantar?
E continua fazendo extamente como nossos pais?

Qual o preço da tua felicidade?
Onde estará Aguillera que viveu 2o anos em escambo?
Acreditem meninos eu vi!

Lemos pouco? Porquê?
e você: Lemos, pouco?
Não haikai nem leminski
só razão e emoção
sou todo coração

Da vida ii

No findar do sofrimento está o amor.

E nesse amor há compaixão. A compaixão tem sua própria inteligência.
E quando age a inteligência, atua a própria verdade.
Quando essa inteligência está presente, não há conflito.

De tudo já ouviram falar - da cessação do medo, do findar do sofrimento, da beleza e do amor. Mas uma coisa é ouvir, e outra, agir. Ouvem tudo isso (que é verdadeiro, lógico, sensato, racional) mas não agem de acordo com isso. Vão para casa e começa tudo de novo - as preocupações, os conflitos, toda a miséria. Assim, perguntamos: qual é a finalidade de tudo isso? Que adianta ouvir este orador e não viver o que ele diz? Quando ouvimos e não agimos, desperdiçamos nossa vida; se ouvirem algo verdadeiro e não agirem, estarão desperdiçando a vida.

E a vida é algo muitíssimo precioso - é a única coisa que temos.

Krishnamurti

Verdade

"A Verdade é uma terra sem caminho".
O homem não chegará a ela através de organização alguma,
de qualquer crença,
de nenhum dogma,
de nenhum sacerdote ou mesmo um ritual,
e nem através do conhecimento filosófico ou da técnica psicológica.

Ele tem que descobri-la através do espelho das relações,
por meio de compreensão do conteúdo da sua própria mente,
mediante a observação,
e não pela análise ou dissecação introspectiva.

Krishnamurti

Amor fé e esperança

GURDJIEFF

"O amor consciente desperta o mesmo em resposta.

O amor emocional provoca o contrário.
O amor físico depende do tipo e da polaridade.

A fé consciente é liberdade
A fé emocional é escravidão.
A fé mecânica é estupidez.

A esperança inquebrantável é força.
A esperança mesclada de dúvida é covardia.
A esperança mesclada de temor é fraqueza".