sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Pega Leve Ailin, Mais leve sempre e tanto.

"PEGAR LEVE É VITAL PARA A FELICIDADE"
(Ailin Aleixo é colunista da revista Vip, onde este artigo foi originalmente publicado)

Gente chata essa, que quer ser séria, profunda, visceral.
Putz, que coisa pentelha.
A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado do Schopenhauer?
Deixe a pungência para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota. Ria dos próprios defeitos, tire sarro de suas inabilidades.
Ignore o que o boçal do seu chefe proferiu. Pense assim: "Quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele...Pobre dele."

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, objetivos claramente traçados mas não consegue rir quando tropeça? Que sabe resolver uma crise familiar mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Sim, porque é bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?Em suma: desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. A realidade já é dura; piora se for densa. Dura e densa, ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não se descontrolar, não demonstrar o que sente. É muito não.

Dá pra ser feliz com tanto não?Pagar as contas, ser bem- sucedido, amar, ter filhos - tarefa brava. Piora, muito, com o peso de todos aqueles nãos. Tenha fé em uma coisa: dá certo ser adulto e idiota. Aliás, tudo fica bem mais fácil ser for regado a idiotice, bom humor.

Manuel Bandeira foi um grande homem e um grande poeta.Disse certa vez:-"E por que essa condenação da piada, como se a vida fosse só feita de momentos graves ou só nesses houvesse teor poético?"
Estava certo.Empine pipa!!!Adultos podem (e devem) contar piadas, ir ao fliperama, beliscar a bunda da sua mulher, sair pelado pela cozinha. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" aceitável.Teste a teoria.Uma semaninha, pra começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que são: passageiras.A briga, a dívida, a dor, a raiva, tudinho vai passar, então pra que tanta gravidade?Já fez tudo o que podia para resolver o problema? Parou, chorou, pediu arrego?Ótimo, hora da idiotice: entre na Internet, jogue pebolim, coma um churrasco grego.Tá numa de empinar pipa no sábado? Vá. Quer conversar com sua namorada imitando o Pato Donald mas acha muito boçal? E é, mas e daí ? Você realmente acha que ela vai gostar menos de você por isso ? Ela não vai, tenha certeza. Só vai gostar mais, porque é delicioso estarmos com quem sorri e ri de si mesmo.

Eu fico chateado por não ser tão idiota quanto gostaria; tenho uma mania horrível de, sem querer, recair na seriedade. Então o mundo fica cinza e cada lágrima ganha o peso de uma bigorna. Nessas horas não preciso de cenhos franzidos de preocupação. Nessas horas tudo deque preciso é uma bela, grande e impagável idiotice. Como sair pra jogar paintball - ou, melhor ainda, me olhar fixamente no espelho até notar como fico feio com os olhos vermelhos e o nariz escorrendo. Como fico ridículo quando esqueço que tudo passa.

Bom mesmo é ter o problema na cabeça, o sorriso na boca e paz no coração !

quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Cerro Aconcágua

Desabafo em alta montanha, entre os óculos escuros e as máscaras:

Nos últimos 80 anos o Aconcágua vitimou pouco mais de 100 pessoas.
Proporção pequena diante de outras escaladas de alta montanha.
Dor grande pela perda do dentista de Sorocaba Eduardo Silva.

Julgamentos virão.
É fácil falar do que não se sabe...
Repórteres ávidos pela notícia falarão,
entrevistarão,
formarão opinião sobre ...
Amanhã a notícia será outra - outro julgamento, outra vida.
E la nave va.

"Se já aqui Confluencia acontece desordenação mental, vc deveria repensar suas prioridades..." ouvi uma vez de uma sábia mulher.
Foste cedo amor, mal começaste a me ensinar a vida.
Onde vc estiver guiando, a vida te acompanha 'ermoza chica'.
HariOM Marty!

'Plaza de Mulas' - 'Nido de Condores' e 200 ms acima 'Cambio de Pendiente', último passo - já é o acampamento de ataque ao cume, ou não.

Escalamos porque ela está lá!
Sem nunca esquecer que também é ela que escolhe quem e quando vai conquistá-la.

Quem viveu viu.
"Há outros Annapurnas na vida dos Homens"
Maurice Herzog

domingo, 9 de janeiro de 2005

Ser e objeto

As peças de marfim do xadrez
são tão alheias ao xadrez
quanto as mãos que as esculpem,
e àquelas que as manipulam.
Manatee

:O)