sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Msg 4 U

JESUS IS COMING!
Look busy!

Yoga

Que bicho é esse?

Raja Yoga é o objetivo cujo Hatha Yoga é o método.

Nos seu Yoga Sutras, Patanjali, um sábio filósofo que viveu 5000 a.c., diz que yoga é a cessação das ondas mentais, ou seja - não permitir que os pensamentos atrapalhem seu verdadeiro conhecimento, que para a Yoga é o conhecimento do ser, o entendimento de que não somos o que nossa mente projeta e sim algo anterior à mente...
Para tanto Patanjali determina quais os 08 passos fundamentais para alcançar tal objetivo.
Nesse tratado filosófico não é descrita uma sequer postura de Yoga.

No Maior tratado de Hatha Yoga conhecido, o Hatha Yoga Pradipka, Svatmarama, não conhece o Yoga como método ou sequer dá significado à palavra quando não associada à prática de Hatha Yoga, o que significa união com o divino através do esforço extremo Ha= sol e THA= Lua, uniãoi do sol e da lua, numa visão dualística típica do tantrismo da época. Diz-se que Hatha Yoga é a tartaruga que sustenta o mundo, em referência ao simbologismo da gênese induísta.

Assim também a Goraksha Padhatai trata o Hatha Yoga como esforço extremo para atingir a meta de união com o divino.

Geranda, sábio que escreveu a Geranda Samhita também fala sobre Hatha Yoga e desenvolve sete estágios num completo sistema de ensinamentos da Hatha Yoga.

Tenho daí que Hatha Yoga é o caminho de auto-conhecimento cujo meio é o próprio fim. A seara de crescimento é o caminho da iluminação espiritual que se dá do mais denso (corpo e ásanas), passando pelo mais sutil (respiração e foco mental) até o imaterial (meditação).

Pratiquem Yoga
:O)