domingo, 3 de dezembro de 2006

http://www.portuguese.dhamma.org/

De Buda a Goenka

Satya Narayan Goenka nasceu em Mianmar, antiga Birmânia, país asiático de maioria budista que faz divisa com Bangladesh, China, Índia, Laos e Tailândia. Aos 80 anos, Goenka é o herdeiro da tradição birmanesa de meditação vipassana. No país, a técnica teria passado de mestre a discípulo desde que Ashoka (291-232 a.C.), soberano da Índia antiga, mandou pelo mundo emissários para espalhar os ensinamentos de Sidarta Gautama (século 6 a.C.), o Buda.
Oriundo de uma família rica de comerciantes de tradição hindu, Goenka foi iniciado em vipassana por seu mestre Sayagyi U Ba Khin em 1955. Quatorze anos depois, Goenka realizaria na Índia seu primeiro curso de vipassana. Desde então, a escola cresceu rapidamente e hoje conta com mais de 80 centros nos cinco continentes.

Goenka dá ênfase à técnica em si e rejeita dogmas e rituais. Afirma que vipassana é uma ciência de treinamento mental indicada a pessoas de qualquer credo. Apesar da postura ecumênica, diz ser sua escola a única que difunde a técnica em sua forma mais pura. Entretanto esse tipo de meditação é praticado por todos os centros theravada, o budismo de raiz, que estuda as escrituras em páli (língua de Sidarta) e é desprovido do colorido que a religião ganhou ao entrar em contato com outras culturas, como foi o caso do budismo tibetano e do Zen.


Quieto por dentro e por fora

Meditação

De novo,

Zé,

Eu pratico a meditação Vipassana
ensinada pelo próprio Gautama o buda.
Não sigo o budismo, catolicismo, xivaísmo, brahmanísmo,
kardecismo e outros ismos...
Talvez o Gismo não sei....
não acredito em religião,
mas acredito em buda, jesus, krishna, maomé,
Mestre Hajvi, Cobra Coral e outros tantos,

:O)

Dizem que a vida é sofrimento.
E a origem deste sofrimento vem dos desejos, que é um hábito da mente ignorante da sua íntima consciência de ver tudo pelo prisma do seu eu, Egoísta, e do seu bem estar, da sua ignorância de não saber que você não é sua mente.
Dizem ainda que para você sair do estado de sofrimento, doma a tua mente e dissolve a sua ignorância.

Nenhum Budismo tem um DEUS CRIADOR, e suas verdades são distintas dos conceitos comuns às outras religiões o que permite que alguns analistas do ocidente vejam o Budismo como UMA FILOSOFIA, ou mesmo, UMA PSICOLOGIA de fênomeno social, o que permite ao praticante manter a sua fé de nascimento, isto é, viabiliza um judeu, um católico, um protestante ser um BUDISTA. O BUDISMO, ou DHARMA, como o chamam os que o praticam se expandiu em 3 variações principais:

1 THERAVADA: (domina o sudeste asiático) é o mais próximo do original, dá grande importância à meditação para chegar ao NIRVANA. Os monges que o praticam vêem em BUDA um SÁBIO não uma DIVINDADE.

2 MAHAYANA: (China, Coréia, Japão), que se baseia nas 4 nobres verdades e na meditação, seus praticantes, porém, vêem BUDA como uma DIVINDADE a quem os fiéis podem se ligar.
Tem entre eles os BODHISATTVAS que tem o conhecimento pleno, são seres como o próprio BUDA que poderiam entrar no NIRVANA porém escolheram permanecer no SANSARA e renascer na terra para ajudar aos outros atingir o esclarecimento, o NIRVANA.
A variação MAHAYANA tem 2 ramificações:
a) ZEN: adotada pelos SAMURAIS japoneses. Combina cantos e diálogos entre o mestre e o estudante, com uma rígida disciplina na prática da meditação sentada, para apressar o esclarecimento. Na escola ZEN RINZAI é permitido o uso de tambores durante a meditação, (Koan).
b) SOKA GAKKAI: é identifica pela repetição de uma frase de 4 palavras que pode ser traduzida como: devoção pela lei mística do LOTUS SUTRA (escritura). Essa repetição, da mesma frase, proporciona aos praticantes a felicidade e os bens materiais nesse mundo.

3 VAJRAYANA: (o veículo de diamante), é a mais colorida das 3 ramificações do Budismo original. Foi adotada pelo Tibé no 7o século d.C. e se mantém, até hoje, popularizada pela figura do DALAI-LAMA. Ao invés de se obter o esclarecimento gradualmente, (através dos vários retornos à vida que é o SANSARA), os monges tibetanos clamam poder atingir o NIRVANA em apenas 1 vida.
Para tal, além de usar as ferramentas normais para atingir o NIRVANA – cantos e técnicas de meditação com controle de respiração – os monges tibetanos utilizam uma variada pauta de instrumentos ecléticos que vão das visualizações, debates filosóficos, rituais, yoga e, até, as energias do sexo tântrico.
A tudo isso incorporam, ainda, os deuses e demônios do Tibé, numa exuberância barroca de roupas religiosas, rituais, mantras e mágica, com ermitões em mosteiros místicos, num espetáculo dinâmico e suntuoso que atrai a imaginação ocidental.

Outra singularidade do VAJRAYANA é o processo de sucessão de um monge. Após a morte desse monge, usam-se sonhos e profecias para encontrar uma criança que foi a escolhida para ser sua próxima encarnação e, a quem, esses outros monges orientam para retomar os seus velhos deveres. A procura desta criança assumiu um aspecto político no Tibé pois essa reencarnação do DALAI LAMA é, também, o chefe de estado do Tibet.

a) Há a libertação da noção opressiva e castradora do DEUS PAI, o que desestrutura a noção de compaixão, do terror do inferno, ou da asfixiante sensação de CULPA ANTE O TODO PODEROSO. Torna a idéia de pecado e3 remissaõ pela simples aceitação infundada.
b) A certeza de uma alma individual que é uma noção básica para o cristianismo é contestada e eliminada pela idéia budista de INTERCONECÇÃO UNIVERSAL.
c) O budismo ajuda o dia a dia das pessoas, criando uma trilha de conhecimento de maneira competente, sem ter necessidade de usar a estrutura de padres e templos, o que não acontece com o cristianismo e o judaísmo. Isto é importantíssimo para todas as fés.


DHARMA: é a lei cósmica subjacente a toda e qualquer existência. Com o BUDA e a
SANGHA, (comunidade de fiéis), forma os 3 PILARES DA FÉ BUDISTA.
ESCLARECIMENTO: é um despertar para a verdadeira natureza da realidade e
situa-se um pouco aquém do NIRVANA.
KARMA: é a lei moral universal de causa e efeito que governa a reincarnação e o
mundo físico.
KOAN: é um instrumento (tambor) de treino na prática ZEN com o objetivo de forçar a
mente a abandonar a lógica.
NIRVANA: é a CESSAÇÃO DO DESEJO E A LIBERTAÇÃO DO CICLO DO
RENASCIMENTO, (SANSARA), que é o grande objetivo da prática
espiritual budista.
SANSARA: é o ciclo de nascimento, morte e reincarnação, do qual os budistas tentam
escapar.
SUNYATA: VAZIO, é a crença de que todo fenômeno é dependente e causado por
outro fenômeno porém, sem uma essência intrínseca.
VAJRA: palavra sânscrita para raio, é um símbolo do esclarecimento. É um sino, com a
forma de um raio estilizado, usado no Tibé, nos rituais VAJRAYANAS.

Leia o Dala !
:O)

Maha Vakya

As 4 meditações vêdicas:

I. Prajñanam Brahman: “Brahman é Consciência”. A natureza do Absoluto é a própria Consciência Universal, da qual a consciência individual faz parte.

II. Aham Brahma’smi: “Eu sou Brahman”. Eu não sou diferente nem estou separado da Consciência Universal.

III. Tat tvam asi: “Tu és Isso”. Tu, jivatman, és idêntico a Isso, o Princípio Universal.

IV. Ayam atma Brahman: “Este ser é o próprio Brahman”. Esta máxima afirma a vivência intuitiva interior (buddhi) de quem medita.

Garab Dorje Adzon Drugpa

Querido e venerável Le Gen, Velho mestre,

Aqui no frio as coisas não mudaram muito.
O ego ainda é o descontrole
o preconceito ainda vive forte.

A palavra é dúbia e a manipulação regra.
Dos sonhos a causa resta,
das lágrimas, o meu amor
da retidão, minha conduta
da verdade, minha luz.

O que for a profundeza do teu ser,
assim será teu desejo.
O que for o teu desejo,
assim será tua vontade.
O que for a tua vontade,
assim serão teus atos.
o que forem teus atos,
assim será teu destino.
Brihadarankya Upanisad IV, 4.5

Ame as pessoas e use as coisas

O valor das coisas não está no tempo que elas duram
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis
coisas inexplicáveis
e pessoas incomparáveis.

Pessoa, na pessoa de fernando e seu heterônimo.

Tintos

Excelente a safra recém chegada as lojas:

Miolo - merlot
Salton - Taunat
Perini- Camenère

Deliciem-se
:O)

Beba com moderação!
se vc estiver vendo luzes parede da frente que não estavam lá,
levante-se você caiu!Pare de beber e dê o fora!

Aprendizado

Desde que a platéia seja inteligente,
indiferente é o orador.

Só conheço um imbecil maior
do que o que pensa que tudo sabe...
aquele que discute com ele.

:O)