domingo, 3 de dezembro de 2006

http://www.portuguese.dhamma.org/

De Buda a Goenka

Satya Narayan Goenka nasceu em Mianmar, antiga Birmânia, país asiático de maioria budista que faz divisa com Bangladesh, China, Índia, Laos e Tailândia. Aos 80 anos, Goenka é o herdeiro da tradição birmanesa de meditação vipassana. No país, a técnica teria passado de mestre a discípulo desde que Ashoka (291-232 a.C.), soberano da Índia antiga, mandou pelo mundo emissários para espalhar os ensinamentos de Sidarta Gautama (século 6 a.C.), o Buda.
Oriundo de uma família rica de comerciantes de tradição hindu, Goenka foi iniciado em vipassana por seu mestre Sayagyi U Ba Khin em 1955. Quatorze anos depois, Goenka realizaria na Índia seu primeiro curso de vipassana. Desde então, a escola cresceu rapidamente e hoje conta com mais de 80 centros nos cinco continentes.

Goenka dá ênfase à técnica em si e rejeita dogmas e rituais. Afirma que vipassana é uma ciência de treinamento mental indicada a pessoas de qualquer credo. Apesar da postura ecumênica, diz ser sua escola a única que difunde a técnica em sua forma mais pura. Entretanto esse tipo de meditação é praticado por todos os centros theravada, o budismo de raiz, que estuda as escrituras em páli (língua de Sidarta) e é desprovido do colorido que a religião ganhou ao entrar em contato com outras culturas, como foi o caso do budismo tibetano e do Zen.


Quieto por dentro e por fora

Nenhum comentário: